Saiba qual o motor de portão ideal para sua residência e o que significam as nomenclaturas 1/2, 1/3, 1/4 e 1/5 nos motores além de suas diferenças.


Um bom portão eletrônico faz toda a diferença quando o assunto é praticidade e segurança. Existem diversos modelos, marcas, tecnologias e acessórios para maior eficiência e autonomia.
A automatização permite que o portão seja aberto a distância e sem contato manual, seja por controle ou até com a luz alta do seu automóvel.

São 3 os tipos mais comuns de abertura de portões:

1- Deslizantes: portão de correr, com abertura lateral. É a mais utilizada em residências e empresas. É mais barata e desliza sobre um trilho para esquerda ou direita.
2- Basculantes: abrem para cima. Ideal para lugares onde não há muito espaço para a instalação de um portão deslizante.
3- Pivotantes: são portões com uma ou duas folhas, cuja abertura se assemelha a de uma porta convencional com movimento que abre para dentro ou para fora. Não é muito comum a sua instalação já que demanda mais manutenção e reparo.

Escolhendo a potência (HP) do seu motor automatizador.

É importante que o motor seja compatível com o portão e a frequência de uso. 
O motor precisa de potência de acordo com o peso do portão e que o seu número de ciclos (abertura e fechamento / por hora) seja compatível com sua necessidade.
Caso contrário ele gera desgaste das peças e do motor diminuindo sua vida útil, além de apresentar um baixo rendimento.
A potência é medida em HP, ou seja, em cavalos. As potências mais comuns para uso residencial e semi industriais são: 1/2 HP, 1/3 HP, 1/4 HP e 1/5 HP. 
A medida da potência é diretamente proporcional ao peso do portão. Cada uma é indicado para uma faixa de peso que pode variar de marca para marca. 
O tempo de abertura dos portões e o ciclo de abertura e fechamento também depende de cada marca.
Vamos exemplificar utilizando como comparação as potências do modelo DZ Rio da PPA:
1/2 HP: peso do portão - 700 kg
1/3 HP: peso do portão - 500 kg
1/4  HP: peso do portão - 400 kg

Para quem precisa contar com a abertura ou fechamento mais ágil do portão, existem modelos que são 3x mais velozes que os motores convencionais. Um exemplo é a linha JetFlex da PPA, disponível tanto para portões basculantes quanto para os deslizantes. 

As mais conceituadas no mercado são: PPA, Unisystem/Garen, Rossi, RCG e Peccinin. Todas elas você encontra aqui.
Para o bom funcionamento do motor, é preciso que o portão esteja em perfeito estado de funcionamento e que uma pessoa possa abrir manualmente sem esforço físico.

Upperseg

Visando a sua segurança, qualidade e comodidade no dia a dia, a Upperseg é especialista em produtos de segurança eletrônica, assim como DVR's stand alone (gravador digital de imagens), câmeras, alarmes e sensores, cerca elétrica, automatizadores de portão, interfones, fechaduras, centrais de telefonia entre outros.

9 comentários: