Qual a câmera ideal para filmar placa de carro ou rosto de pessoa?


Cada vez mais as pessoas vêm buscando sistemas de câmeras de segurança para proteger, salvar e inibir o perigo do que lhes é mais valioso.
É importante conhecer um pouco sobre as tecnologias das câmeras para entender as variações de custos que está logicamente ligado à qualidade e tecnologia do produto, e assim definir um custo benefício. Dependendo da finalidade vale a pena investir mais ou menos na câmera de segurança.
Muitas das vezes, as pessoas têm a como objetivo a instalação de um sistema de monitoramento de segurança para filmar placas de carros e os rostos das pessoas. E o questionamento é: qual a câmera de segurança ideal?
Temos que levar em consideração que não basta apenas filmar, mas também captar uma imagem com nitidez suficiente para identificar uma placa ou um rosto.
Para escolher uma câmera que seja eficiente para esse objetivo, existem três principais fatores a serem considerados:

1-   RESOLUÇÃO DA CÂMERA
Resumidamente, resolução de uma câmera é a quantidade de linhas que a mesma usa para formar as imagens. Quanto maior o número de linhas, melhor a qualidade.
O ideal é que a câmera seja HD de no mínimo 720p, quando a resolução é inferior, as imagens ficam ruins e sem definição, muitas vezes impossibilitando identificar o rosto ou placas de carros. A imagem precisa ser boa o suficiente para reconhecer um suspeito, caso contrário seu investimento não cumprirá a função almejada.
As câmeras de alta definição (HD - 720p ou Full HD – 1080p) possuem o melhor custo benefício, a qualidade da imagem não é interferida pela tecnologia dela, se é HD-TVI, HD-CVI OU AHD. Já dissertamos sobre suas diferenças nesse post.
É importante também que as câmeras sejam infravermelho, para captar imagens nítidas mesmo com pouca ou nenhuma iluminação.  O infravermelho atua como se fosse uma lanterna que ilumina o local para a câmera de segurança, porém esta iluminação é invisível ao olho humano.

2-   LENTE: ÁREA DE COBERTURA
O que define qual a distância que a câmera pode captar e aproximar a imagem, assim como a área de cobertura é o tamanho da lente. As lentes mais comuns em câmeras de segurança podem variar de 2,8mm a 12mm.
Quanto menor o número da lente, maior a abertura do ângulo de cobertura.
Uma lente de 2,8mm permite cobrir uma ampla área, no entanto é difícil a identificação de uma pessoa, já uma lente de 12mm têm um ângulo de vista fechado, mas permitem distinguir melhor os objetos.
Quando se pretende maior flexibilidade para selecionar o melhor ângulo de visão, é indicado a escolha de uma câmera varifocal que possui lentes com comprimentos focais variáveis que são ajustadas manualmente. Na hora da instalação você pode escolher qual o ângulo é mais efetivo para o seu objetivo.

3-   POSICIONAMENTO 
A estratégia de posicionamento, na maioria das vezes, é a mais importante para uma captação de imagem eficiente do que a especificação técnica ou capacidade da câmera de segurança. Um mal posicionamento do equipamento não cumpre com seu objetivo mesmo sendo de ótima qualidade. Jamais posicione uma câmera com base na facilidade de instalação.
O interessante é fazer um jogo de lentes na qual temos uma câmera com ângulo aberto e outra focada no objeto a ser identificado.
Por exemplo: uma portaria geralmente possui uma câmera que permita uma visão panorâmica e para a identificação, uma outra câmera posicionada estrategicamente para captar rostos ou placas. Já num caixa de uma loja, onde se deseja gravar a notas e os rostos, é importante que a câmera esteja bem posicionada sem nenhum impedimento visual e a uma distância correta para que a identificação seja eficiente.

ENTÃO, A MELHOR CÂMERA É:
Aquela que tem o melhor custo benefício, que se enquadra no seu orçamento e ambiente. Resumindo, não adianta ter a melhor câmera de segurança com a melhor lente se o posicionamento não for estratégico. Tão importante quanto a qualidade do equipamento é pensar qual a melhor posição para a câmera cumprir com sua função.
Não resolve instalar uma câmera super potente a uma grande distância do objeto a ser identificado pois a imagem será ineficiente. Será mais eficiente uma câmera com capacidade suficiente de captação instalada mais próxima.
É importante que avalie os pontos de instalação dos equipamentos para ter sucesso na captação de imagens nítidas capaz de identificar um rosto ou placa.


A UpperSeg disponibiliza um canal de atendimento ao consumidor, sinta-se à vontade para entrar em contato e esclarecer suas dúvidas.

Upperseg

Visando a sua segurança, qualidade e comodidade no dia a dia, a Upperseg é especialista em produtos de segurança eletrônica, assim como DVR's stand alone (gravador digital de imagens), câmeras, alarmes e sensores, cerca elétrica, automatizadores de portão, interfones, fechaduras, centrais de telefonia entre outros.

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor. Estão de parabéns. Esclareceu minha vontade de ter uma câmera que pegassem o rosto e placa de carros e não sabia que não e tão simples adim. Obrigado

    ResponderExcluir