O que é Sistema de Monitoramento CFTV IP?

No sistema de CFTV IP as câmeras realizam o envio das imagens para o sistema de gerenciamento utilizando comunicação digital sem perda de qualidade.
As câmeras utilizam um endereço IP para serem localizadas na rede corporativa ou residencial.
O CFTV IP pode ser utilizado em sistemas de segurança de diversos segmentos como casas, empresas, hospitais, pet shops, estacionamentos, lojas e etc.
As imagens capturadas pelas câmeras IPs se dividem em pacotes e, assim, são enviadas para a rede.

O que é preciso para montar um CFTV IP?

Além de possuir câmeras IPs e uma rede de internet no local a ser monitorado , poderá ser necessário componentes tais como: modem, roteador, switch, NVR, rádios outdoor e cabeamento.
O instalador saberá o que é mais adequado ou funcionará melhor conforme cada situação, e levará em conta as condições locais e geográficas.
É uma gama de possibilidades que se abre, a partir da flexibilidade, escalabilidade e facilidade de instalar câmeras IP.
Mas em suma, é necessário que o local tenha uma rede de internet, assim as câmeras serão endereçadas pelo IP e as imagens captadas serão enviadas por dados para a rede.
Veja alguns exemplos:



Para projetos de CFTV IP mais simples, as câmeras IPs são ligadas a um NVR PoE que permitem receber as imagens e alimentar as câmeras por um único fio além de realizar o backup no HD.



Já para projetos de CFTV IP mais robustos, as câmeras enviam as imagens para o switch através de dados.
No switch você pode conectar um NVR ou computador para gravar as imagens e manter um backup físico ou então apenas enviar para nuvem.
Independente do tamanho do sistema de CFTV IP, é possível monitorar ao vivo diretamente do celular, tablet ou computador desde que tenham conexão com a internet.



Se você precisa instalar uma câmera em uma guarita localizada a 300 metros, pense no custo de instalação e em como difícil será trabalhar com cabeamento convencional. No sistema de câmeras IP há uma série de facilidades: centralizar em switches, usar fibra óptica ou ainda links sem cabeamento, via rádio. Esses são apenas alguns exemplos que mostram que o uso de redes, com sua configuração descomplicada, torna muito mais fácil a transmissão de informações de um ponto a outro.

Flyer_digital_site_VHD_3230_B_G3_09

Flexibilidade

A vigilância por vídeo baseado em IP é fácil de ser estendida, quando há necessidade.
Os requisitos de cabeamento são muito menos complexos do que os de um sistema convencional. E você pode instalar câmeras em qualquer local da rede, sem precisar levar um cabo exclusivo até um dispositivo de gravação.
Exemplo: Em elevadores domésticos ou de empresas quando utilizado o sistema convencional de CFTV há uma complicada instalação de cabos. Já no sistema de segurança IP, é possível colocar um rádio em cima do fosso e outro no elevador aumentando inclusive a vida útil do sistema, já que não há desgaste de cabeamento.

Flyer_digital_site_VHD_3230_B_G3_03

Expansão

Escalabilidade: se a empresa crescer, o sistema crescerá na mesma medida. Não é preciso mudar de sistema ou ter gastos excessivos.
O CFTV IP consegue acompanhar o dimensionamento da necessidade do cliente de forma fácil e rápida.

Flyer_digital_site_VHD_3230_B_G3_09

Tecnologia PoE

PoE é uma tecnologia que permite que o mesmo cabo de rede transmita dados, vídeo e energia elétrica, reduzindo o número de cabos necessários para conectar uma câmera.
A tecnologia PoE está se tornando cada vez mais utilizada na alimentação de câmeras IP, justamente por permitir todas as facilidades como: cabeamento único, facilidade de instalação, projetos simplificados, entre outros benefícios gerando economia na infraestrutura. Para utilização dessa tecnologia é necessário que o modelo da câmera IP, switch ou NVR seja compatível com PoE .



Flyer_digital_site_VHD_3230_B_G3_09

 

Alta resolução

Soluções IP para sistemas de segurança podem ainda oferecer maior resolução de imagem sem perda de qualidade. Cada vez mais a gravação e a transmissão de imagem ganham mais qualidade na resolução sendo possível obter um detalhamento muito maior dos objetos e pessoas monitoradas, independentemente do tamanho do local.
As câmeras IP vão além do Full HD, atualmente é comum resoluções de 4MP, 4K ou 12MP e o avanço de tecnologias de resoluções de imagens não vão parar por aí.

Flyer_digital_site_VHD_3230_B_G3_03

Livre de ruídos e interferências

O sistema CFTV IP não sofre com interferência como em um CFTV convencional. Por trabalhar com pacotes de redes, a imagem chega ao destinatário corretamente. A comunicação de dados é feita de uma maneira mais segura.

Flyer_digital_site_VHD_3230_B_G3_09

Inteligência de vídeo

Existem diversos tipos de configurações presentes nas câmeras IPs e que podem gerar saídas engenhosas para diferentes contextos. Em todas as câmeras de CFTV IP há um nível de inteligência, já que todas possuem um sistema operacional independente embarcado. É uma característica comum das câmeras IP terem funções como, por exemplo: compensação de imagem com luz intensa em cenários escuros, cerca virtual para supervisionar se algum objeto atravessou uma área definida, abandono ou retirada de objetos de áreas distintas, mudança de cena por exemplo devido a uma pancada na câmera em um ato de vandalismo, leitura automática de placas de carros, detecção de faces, auto-tracking entre outros.



Tipos de Câmeras IPs

Encontramos vários modelos e preços de câmeras IPs atualmente. O tipo de câmera para integrar ao seus sistema depende muito da necessidade de cada local a ser monitorado.
Assim como no sistema de CFTV tradicional, temos formatos bullets e domes e também speed domes para projeto mais robustos. É muito importante prestar atenção se a câmera é para área interna ou externa.
Existem câmeras IPs mais básicas com ótimo custo-benefício para projetos menores e também mais robustas com muitos recursos de vídeo, super resolução e zoom para grandes projetos.

Câmera IP Residencial

Também conhecida como Câmera Wifi, Câmera Wireless, Câmera Sem Fio ou Câmera Robô, elas são ótimas para casas ou pequenas lojas e empresas onde não são necessários um sistema completo.
Muito utilizadas para monitorar cômodos com crianças, idosos, animais de estimação ou até mesmo funcionários e o caixa.
Sendo uma câmera de funcionamento simplificado, ela é fácil de instalar, gerenciável por um aplicativo no celular e a gravação das imagens podem ser feitas por nuvem ou cartão SD. Tudo muito simples e intuitivo, é uma ótima solução rápida e acessível.


Desvantagens do sistema de segurança IP

Custo acima do convencional CFTV
Os valores de um sistema de câmeras IP são um pouco mais elevados que um tradicional CFTV pois podem precisar de componentes como o switch ou radio outdoor.
O valor mais elevado da câmera IP se deve também as resoluções maiores, inteligência de vídeo, varredura progressiva ou se possui tecnologia PoE.
Porém esse valor pode compensar se imaginarmos que dependendo do ambiente de instalação podemos diminuir a quantidade de câmeras se utilizarmos uma com resolução alta que possibilite maior nitidez e zoom na imagem.

Locais sem acesso à Internet
O sistema de monitoramento IP só é possível se houver conexão com a Internet, logo não se aplica onde não há rede ou a banda é muito instável e fraca. O que elevaria o custo do sistema de câmeras IP se precisar puxar todo o cabeamento para trazer  ou instalar uma rede de internet como no caso de locais afastados e remotos que ainda não têm acesso a conexão.
Porém, em locais com acesso à internet o sistema de monitoramento IP é muito viável pois diminui a quantidade de cabos se utilizar a tecnologia PoE além da possibilidade de instalar câmeras em locais mais distantes utilizando o radio outdoor. Num sistema convencional de CFTV a imagem poderia ser prejudicada por interferências devido a longa distância e sem contar no transtorno de puxar os cabos até o local. 

E se a internet cair ou falhar?
Se o sistema de monitoramento IP tiver um NVR com HD, todas as imagens captadas estão sendo gravadas por ele. É válido lembrar que para o seu funcionamento é necessário energia elétrica.

Conclusão

Em resumo, o sistema CFTV IP é muito mais robusto em questão de qualidade de imagem e inteligência de monitoramento porém possui um custo um pouco mais elevado. Dependendo do objetivo e da necessidade, considere como um investimento pois há a possibilidade de aumentar o sistema de câmeras sem precisar cabear novamente o ambiente ou trocar o DVR como no CFTV convencional. Se a empresa crescer, o sistema IP crescerá na mesma medida além de permitir expandir a área monitorada a longas distâncias.





Para mais dúvidas e esclarecimentos entre em contato com nossa central de atendimento onde você conta com consultores especializados em segurança eletrônica.

Se preferir entre em contato via Whatsapp: (43) 99835-1678

Upperseg

Visando a sua segurança, qualidade e comodidade no dia a dia, a Upperseg é especialista em produtos de segurança eletrônica, assim como DVR's stand alone (gravador digital de imagens), câmeras, alarmes e sensores, cerca elétrica, automatizadores de portão, interfones, fechaduras, centrais de telefonia entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário