De maneira simplificada, um auto transformador é um equipamento que transmite potência elétrica de um circuito para outro ajustando a tensão de entrada.
Ou seja, o auto transformador permite que, equipamentos que funcionam com tensões diferentes das que são fornecidas pela distribuidora de energia, possam ser acionados de acordo com a necessidade do aparelho.
Os auto transformadores são amplamente mais utilizados que os transformadores por terem um custo de fabricação muito menor. Além disto, a isolação fornecida pelo transformador só é necessária em casos muito específicos de aplicações industriais.
A constituição do auto transformador explica sua capacidade de fornecer tensões variáveis. São formados por uma e um núcleo magnético. O auto transformador, por meio de configurações dos taps localizados no lado oposto da entrada, conseguem produzir tensões distintas.
Por que optar por um auto transformador?
Muitas são as razões para escolher um auto transformador, dentre elas pode-se citar:- Baixo custo, em comparação com os transformadores convencionais;
- Eficiência no aumento ou diminuição de tensão;
- O auto transformador entrega mais energia utilizando uma quantidade menor de corrente.
Mas antes de escolher um equipamento como um transformador automático, verifique se o mesmo está dentro de todas as normas vigentes para garantir a segurança de seus aparelhos.
Tipos de tensões existentes, 110V, 127V ou 220V.
No Brasil existem apenas dois tipos de tensões elétricas, 127 Volts ou 220 Volts.Mas e a 110 Volts?
Muitas pessoas se confundem quando o assunto é a tensão. Por teoria, tensão elétrica é responsável por levar os elétrons através dos condutores (fios) para o aparelho, e a corrente é a responsável por fazê-lo funcionar. A relação entre tensão e corrente é a potência, isso mesmo, a potência do seu produto é calculada de acordo com diversos outros fatores.
Atualmente no Brasil, existem as tensões 127 volts e 220 volts, dependendo da concessionária responsável pela distribuição da sua cidade.
A confusão acontece quando o assunto é 110. A tensão de 110V já existiu. Quando o sistema elétrico começou as ser implantado no Brasil, foram adotados dois valores de tensão: o 110V (padrão americano) e o 220V (padrão europeu). Hoje, todas as concessionárias padronizaram as tensões 127V e 220V, extinguindo assim o famoso 110V.
Alguns aparelhos só existem na tensão 220V, isso acontece, pois estes precisam de maior potência para seu funcionamento, e na tensão 220V a corrente seria menor, assim, diminuindo os condutores e o tamanho proporcional do aparelho, é o caso do tão amado ar condicionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário